quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

DOENÇA E ESPÍRITO

ENSINAMENTO DO CULTO MENSAL DE AGRADECIMENTO
ABRIL 2009




DOENÇA E ESPÍRITO




Conforme já expliquei pormenorizadamente, a doença é o aparecimento e o transcurso do processo de purificação, mas convém saber que existem muitas doenças de origem espiritual. Muito se tem falado sobre isso desde tempos remotos, havendo mesmo certas religiões que afirmam que quase todas as doenças têm origem espiritual. Através de pesquisas, entretanto, eu soube que a doença pode ser decorrente de ação espiritual ou processo purificador. Também descobri que entre os dois tipos há uma relação íntima e inseparável, pois o encosto de espírito enfermo limita-se ao local maculado do corpo espiritual. Portanto, se este, pela dissolução das máculas, ficar purificado até certo grau, não só desaparecerá a doença do corpo material, mas também será impossível o encosto do espírito enfermo, e a pessoa se tornará saudável, física e espiritualmente.


Meishu-Sama em 5 de fevereiro de 1947


Extraído do Livro Alicerce do Paraíso, vol. 2

SEJAM SEMPRE HOMENS DO PRESENTE

ENSINAMENTO DO CULTO MENSAL DE AGRADECIMENTO
MARÇO 2009

SEJAM SEMPRE HOMENS DO PRESENTE

O homem deve progredir e elevar-se continuamente, sobretudo aqueles que possuem fé. Entretanto, quando tocamos em assuntos religiosos, as pessoas costumam julgar-nos antiquados e conservadores. Não podemos negar que essa é uma tendência dos fiéis em geral; porém, com os messiânicos, dá-se justamente o contrário, ou melhor, eles devem esforçar-se para ser o contrário.
Observemos a Natureza. Ela procura renovar-se e progredir constantemente, sem um minuto de interrupção. O número de seres humanos aumenta de ano para ano. As terras vão sendo exploradas todos os anos. Vemos maiores e melhores vias de transportes – obras cuja construção demonstra crescente arrojo arquitetônico – e maquinarias cada vez mais perfeitas. As ervas e as árvores crescem em direção ao Céu. Tudo isso mostra que nada regride.
Ora, se tudo continua evoluindo, é natural que os homens também devam evoluir continuamente, seguindo o exemplo da Natureza. Nesse sentido, eu mesmo faço esforço para elevar-me e progredir cada vez mais; este mês, mais do que no mês anterior; este ano, mais do que no ano passado.
Mas progredir somente na parte material, isto é, nos negócios, na profissão e na posição social, não passa de algo sem base, algo demasiado superficial, como uma planta sem raiz. É indispensável o progresso do espírito, isto é, a elevação da individualidade. Portanto, devemos prosseguir passo a passo, pacientemente, visando à perfeição, principalmente no que se refere à espiritualidade. Com a elevação gradual do espírito, a personalidade também florescerá e, sem dúvida alguma, essa atitude de contínuo progresso conquistará a confiança do próximo, facilitará os empreendimentos e tornará a pessoa feliz.
Os jovens da atualidade talvez encarem estas palavras como moral antiquada e já superada; entretanto, é pondo em ação tais palavras que as criaturas poderão, verdadeiramente, ficar atualizadas. Os homens que não pensam e não agem assim, desejando evoluir apenas materialmente, ficam estacionados. Não progridem nem são progressistas. Parecem-me antiquadíssimos, observados deste ponto de vista. Seus pensamentos e assuntos são sempre os mesmos, não apresentam nada de especial. Palestrar com essas pessoas não me desperta nenhum interesse, pois elas se limitam a assuntos triviais, não falando de Religião, de Política, de Filosofia e muito menos de Arte.
O ideal seria que todos os fiéis da nossa Igreja se interessassem em progredir e elevar-se cada vez mais. Como visamos a corrigir a civilização errônea e construir um mundo ideal, os messiânicos devem procurar, nesta época de transição do mundo, ser sempre homens atualizados, vivendo em sintonia com o século XXI, que se aproxima.
Eis o sentido do meu costumeiro conselho: sejam homens do presente.
Meishu-Sama em 11 de outubro de 1950

Fonte: Alicerce do Paraíso – volume 3

SEGREDO DA FELICIDADE

ENSINAMENTO DO CULTO MENSAL DE AGRADECIMENTO
FEVEREIRO 2009
SEGREDO DA FELICIDADE

Quando falo em “segredo da felicidade”, parece que me refiro a algo mágico e misterioso. Nada disso, porém. O “segredo da felicidade” é muito simples. Tão simples, que poucos conseguem descobri-lo.
Quantas pessoas felizes conhecemos? Talvez nenhuma. Isso mostra que o mundo está cheio de sofrimento. Todos vivem sob o risco de fracasso, dúvida, desespero, desemprego, doença, pobreza e conflito, acorrentados pelas dificuldades, como se estivessem numa prisão. (...)
Muitos já me perguntaram: “Se Deus é Amor e Piedade, como deixou que o homem errasse, para depois levá-lo ao Juízo Final?” E mais: “Se, desde o início, Ele não criasse o homem como um ser malvado, não haveria necessidade de castigo ou Juízo Final...” Parecem-me observações bem lógicas. Falando a verdade, eu também penso assim. Se estivesse no lugar de Deus, poderia explicar tudo a respeito do problema. Como sou apenas uma existência criada, não consigo dar a resposta que Ele daria. Entretanto, esforço-me para compreender e imagino que a resposta da questão é a que vai a seguir.
O bem e o mal se digladiam desde as eras mais remotas; jamais um predominou definitivamente sobre o outro. Refletindo bem, foi em conseqüência do atrito entre ambos que a civilização atingiu tão grande desenvolvimento.
Mas, como obter a felicidade neste mundo em que se empreende tal batalha? Deixando de lado todas as suposições com que temos tentado compreender a vontade de Deus, procuremos descobrir o meio de sermos felizes.
Como venho afirmando há muito tempo, nossa felicidade depende de fazermos os outros felizes. Esse é o meio mais seguro para alcançá-la, e eu o venho aplicando há muitos anos com resultados maravilhosos. Foi por isso que escrevi este ensinamento. Simplificando o conselho, pratiquemos o maior número possível de boas ações, pensemos em dar alegria às outras pessoas.
Que a esposa estimule o marido a trabalhar para o bem-estar da sociedade e que o marido lhe dê alegria, mostrando-se gentil com ela e inspirando-lhe confiança.
É natural que os pais amem os filhos. Mas devem fazer mais do que isso: devem cuidar do seu futuro com a máxima inteligência e eliminar atitudes autoritárias no trato com eles.
Que na vida cotidiana suscitemos esperança no coração das pessoas com quem lidamos, tendo por lema proceder com amor e gentileza em relação a chefes e subalternos, bem como seguir as normas da honestidade.
Aos políticos, cabe esquecerem a si próprios, pondo a felicidade do povo acima de tudo e erigindo-se como exemplos de boa conduta. O povo também deve praticar boas ações e esforçar-se constantemente para desenvolver sua inteligência.
Sabemos que serão mais felizes aqueles que praticarem maior número de ações louváveis. Já imaginaram que povo e que nação surgiriam, se todas as pessoas se unissem para praticar o bem? Um país assim seria alvo de respeito universal. Poderia ser considerado como uma parcela do Paraíso Terrestre, pois, com o tempo, desapareceriam todos os problemas de ordem moral, toda doença, toda pobreza e todo conflito. Seria como “bater com o martelo no chão” – a pancada não poderia falhar. (...)
1º de outubro de 1949


Fonte: Alicerce do Paraíso – volume 3 (trechos)

DOUTRINA DA IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL

ENSINAMENTO DO CULTO DE ANO NOVO E DE COMEMORAÇÃO DA FUNDAÇÃO DA IGREJA MESSIANICA MUNDIAL
JANEIRO 2009


DOUTRINA DA IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL

Nós, messiânicos, cremos em Deus, Criador do Universo. Cremos que, desde o início da Criação, Deus objetivou estabelecer o Céu na Terra e tem atuado continuamente para a concretização desse objetivo. Com tal propósito, fez do ser humano o Seu instrumento para servir ao bem-estar da humanidade, condicionando a ele todas as demais criaturas e coisas. Cremos, portanto, que a história humana do passado constitui estágios preparatórios, degraus para se alcançar o Céu na Terra. Para cada época, Deus envia o Seu mensageiro e as religiões necessárias, cada qual com sua missão.

Cremos que, no presente, quando o mundo vagueia em tão caótica situação, Deus enviou o Mestre Meishu-Sama, fundador da Igreja Messiânica Mundial, com a suprema missão de realizar o Seu sagrado objetivo de salvar toda a humanidade. Por conseguinte, visando à concretização do Mundo Ideal, de eterna paz, perfeitamente consubstanciado na Verdade-Bem-Belo, empenhamo-nos em fazer sempre o melhor, erradicando a doença, a pobreza e o conflito, as três grandes desgraças que assolam este mundo.


Meishu-Sama em 11 de março de 1950


Extraído do Livro Alicerce do Paraíso, vol. 1

EU E A IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL “A VERDADEIRA SALVAÇÃO”

ENSINAMENTO DO CULTO DO NATALÍCIO DE MEISHU-SAMA DEZEMBRO / 2008

EU E A IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL
“A VERDADEIRA SALVAÇÃO”

(...) Agora vou falar sobre mim. Pelo que já passei em minha vida, sou uma pessoa comum, igual a tantas outras. Tenho, porém, uma vida tão mística, que não encontra paralelo na história de toda a humanidade. Digo isso porque me fizeram nascer com a grande missão de salvar o mundo, completamente diferente da missão de famosos religiosos como Sakyamuni, Cristo e Maomé. Ou seja, fui investido do poder de executar aquilo que esses grandes personagens não puderam realizar. Isso é absoluta verdade, como todos os fiéis estão cientes.

Por exemplo, qualquer coisa que eu desejar saber, eu fico sabendo. Tomo conhecimento de tudo que for importante, a começar dos três mundos – Divino, Espiritual e Material – assim como também do passado, do presente e do futuro. É claro que isso está limitado ao que concerne à salvação da humanidade e à construção do Paraíso Terrestre. Antevejo como será o mundo daqui a um ano ou a vários anos, e também o meu próprio destino. É até engraçado. E note-se, pela experiência que tenho tido até agora, que geralmente os fatos previstos por mim acabam acontecendo, isto é, as visões tornam-se realidade. Tenho elaborado e executado vários planos, e tudo tem corrido conforme os meus desejos. (...)

Por outro lado, já é do conhecimento de todos que estou construindo um protótipo do Paraíso Terrestre de grande porte; nessa obra, as pedras, as árvores, as flores, enfim, tudo sou eu quem escolho e planejo. Naturalmente, o projeto do jardim e dos prédios e até a ornamentação também são trabalhos meus. (...) Na verdade nunca estudei esses assuntos, nem ninguém me ensinou nada a respeito; entretanto, se quero fazer algo, imediatamente brotam, dentro de mim, excelentes idéias. Além disso, faço vivificações florais, escrita a pincel e pinto quadros. Dessas atividades, a única que estudei um pouco foi pintura, mas nas outras sou totalmente leigo. Com relação à Política, Educação, Economia, Filosofia e Medicina, sei das coisas que irão acontecer até daqui a um século. Sei principalmente o erro em que está baseada a cultura atual e fico impaciente quando penso que, se ele fosse logo corrigido, a humanidade seria salva e a felicidade reinaria no mundo. Nada, porém, pode ser feito enquanto não chegar o tempo certo. Atualmente, seguindo a ordem Divina, estou apenas apontando o problema da doença e os erros da agricultura, questões fundamentais para a construção do Paraíso Terrestre.



Meishu-Sama em 25 de novembro de 1950.


Extraído do Alicerce do Paraiso – volume 1 (trechos)

EU E A IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL “UTILIZAÇÃO DO ESPÍRITO”

ENSINAMENTO DO CULTO MENSAL DE AGRADECIMENTO
DEZEMBRO 2008


EU E A IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL
“UTILIZAÇÃO DO ESPÍRITO”

O que eu acho mais misterioso em mim é que, utilizando o espírito, estou fazendo com que os fiéis erradiquem as doenças. Os resultados são realmente excelentes. Cristo e muitos santos e profetas também praticaram milagres em relação às enfermidades; entretanto, na maioria das vezes eram curas de uma pessoa para outra. Ora, uma só pessoa não poderia salvar milhões; para salvar toda a humanidade é preciso que seja concedida a cada indivíduo uma força ilimitada, capaz de eliminar as doenças. É o que estou fazendo atualmente, com resultados admiráveis. A expansão da nossa Igreja é a melhor prova do que digo.(...)
Não pretendo dizer que a minha força seja superior à dos grandes santos, mas expresso a realidade tal como ela se apresenta, e isso porque, chegado o tempo, Deus me faz falar sobre o assunto. Quando penso que uma força tão grandiosa foi concedida à minha pessoa, sinto a enorme importância da minha missão. Naturalmente Deus não cria nada além do que é preciso. Tudo é criado e eliminado de acordo com as necessidades. Sendo essa a Verdade, que eu sempre afirmo, fica bem clara a minha missão, determinada pelos Céus. A mim é dado conhecer todos os mistérios, sendo-me atribuído, de maneira ilimitada, o poder da Inteligência Superior. Sob a Orientação Divina, estou trabalhando para levar esse fato ao conhecimento de toda a humanidade e edificar a nova cultura, a cultura ideal. Todavia, como o homem da atualidade possui uma inteligência muito desenvolvida, ele não iria aceitar que lhe dessem uma explicação de maneira simples como nos tempos antigos. Segundo a Vontade de Deus, é necessário mostrar-lhe milagres comprobatórios e, ao mesmo tempo, transmitir-lhe as teorias de forma que elas possam ser aceitas. É por essa razão que Ele faz ocorrer milagres em grande quantidade. Nesse sentido, por um lado apontam-se os erros; por outro, dão-se provas através de milagres. Sinto-me, portanto, extremamente grato e sensibilizado pela grandeza da Providência de Deus.
Observando-se a Divina tarefa que no momento estou executando, não haverá qualquer margem para dúvidas sobre a veracidade de minhas palavras. Provavelmente a humanidade jamais sonhou com uma obra de tão grande porte e de absoluta salvação. Por conseguinte, se uma pessoa, tomando conhecimento dela, não consegue despertar, é porque é cega de alma e não tem possibilidade de ser salva pela eternidade. Além disso, se forem submetidos, no futuro próximo, ao supremo perigo representado pelo “Fim do Mundo”, aqueles que não estiverem preparados serão tomados de pânico e irão se arrepender, mas aí já será demasiado tarde.

Meishu-Sama em 25 de novembro de 1950
Extraído do Livro Alicerce do Paraíso, vol. 1

MINHA NATUREZA

ENSINAMENTO DO MÊS DE NOVEMBRO / 2008
• Para o Culto aos Antepassados
• Para o Culto Mensal de Novembro



MINHA NATUREZA

(...) Creio que, atualmente, não existe uma pessoa tão feliz quanto eu, e por isso minha gratidão a Deus é constante e profunda. Mas qual será a causa da minha felicidade? De fato, eu não sou uma pessoa comum, sobretudo porque Deus me atribuiu uma grandiosa missão. Esforço-me dia e noite para cumpri-la, e todos os messiânicos sabem que, através dela, um incontável número de pessoas está sendo salvo. Entretanto, a felicidade tem um segredo fácil de ser praticado mesmo pelas pessoas comuns, ou melhor, por aqueles que não têm uma missão especial como eu.

Primeiramente, desejo abrir meu coração, mostrando aquilo que é uma tônica em meu íntimo.

Desde jovem gosto de dar alegria ao próximo, a ponto de isso se tornar quase um "hobby" para mim. Sempre estou pensando no que devo fazer para que todos fiquem felizes. Quando acordo pela manhã, por exemplo, minha primeira preocupação é saber o estado de ânimo dos meus familiares. Se houver uma só pessoa mal-humorada, já não me sinto bem. Na sociedade acontece justamente o contrário: os subordinados é que se preocupam com o estado de ânimo dos seus superiores. Como sou diferente, acho isso estranho e até fico um pouco desapontado. Por esse motivo, algo que me deixa muito triste é escutar gritos de raiva, lamentações inúteis e reclamações. Também me é difícil ouvir repetidas vezes um mesmo assunto. Minha natureza é sempre pacífica e alegre.

O resultado do que acabo de expor é um dos fatores determinantes da minha felicidade. Por isso eu sempre afirmo: "Se não fizermos a felicidade do próximo, não poderemos ser felizes." Acredito que meu maior objetivo - o Paraíso Terrestre - estará concretizado quando meu estado de espírito encontrar ressonância e expansão no coração de todos os homens. (...)

Meishu-Sama em 30 de agosto de 1949

Fonte: Alicerce do Paraíso- Volume 1 (trechos)

ELO ESPIRITUAL

ENSINAMENTO DO CULTO MENSAL DE AGRADECIMENTO
OUTUBRO 2008

ELO ESPIRITUAL

Até agora pouco se tem falado sobre elo espiritual, porque ainda se desconhece a sua importância. Entretanto, embora os elos espirituais sejam invisíveis e mais rarefeitos que a atmosfera, através deles todos os seres são influenciados consideravelmente. No homem, eles tornam-se o veículo transmissor da causa da felicidade e da infelicidade. Em sentido amplo, exercem influência até sobre a História. Portanto, o homem deve conhecer o seu significado.

Primeiramente desejo advertir que isso é Ciência, é Religião e também preparação para o futuro. O princípio da relatividade, os raios cósmicos e os problemas referentes à sociedade ou ao indivíduo, tudo se relaciona com os elos espirituais. Vejamos a relação existente entre eles e o homem.(...)

Estamos ligados por elos espirituais não só aos parentes e amigos vivos, mas também àqueles que se encontram no Mundo Espiritual. Existe, ainda, o elo espiritual que nos liga a Deus e também o que nos liga a Satanás. Deus nos estimula para o bem, e Satanás para o mal. O homem é manejado constantemente por uma força ou por outra. Assim, o espírito que foi purificado até certo ponto no Mundo Espiritual, é escolhido como Espírito Guardião, o qual protege a pessoa confiada à sua guarda, através do elo espiritual que os une. (...)

A quantidade de elos espirituais varia de acordo com a posição que o homem ocupa. Numa família, quem os possui em maior número é o chefe, ligando-o com os familiares, com os empregados, com os amigos, etc. Tratando-se do presidente de uma firma, possui elos com todos os funcionários; se for homem público, como prefeito de uma cidade, governador de estado, primeiro-ministro, presidente, imperador, etc., tem elos espirituais com todos aqueles que estão sob sua administração ou governo. Quanto mais elevada a posição do homem, maior se torna o número de seus elos espirituais. Sendo assim, a personalidade de um líder tem que ser nobre, porque, se no seu espírito houver impurezas, isso se refletirá nocivamente sobre grande número de pessoas, atuando sobre o pensamento delas. O primeiro-ministro de um país, por exemplo, deve ser um homem de grande personalidade; além de muita sabedoria, deve ter muita sinceridade. Caso contrário, o pensamento do povo se deteriora, a moral relaxa, e o número de criminosos torna-se cada vez maior. Principalmente os educadores, se soubessem que seu caráter se reflete sobre os alunos através dos elos espirituais, deveriam tornar-se pessoas dignas de exercerem essa profissão, procurando constantemente aperfeiçoar o próprio espírito. (...)

Comumente, ao escolhermos amigos, desejamos que sejam pessoas boas, pois, misturando-se com o bem, o homem torna-se bom, e misturando-se com o mal, torna-se mau, graças às influências transmitidas pelos elos espirituais.

Meishu-Sama em 25 de outubro de 1949
Extraído do livro Alicerce do Paraíso, vol. 2 (trechos)

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PARAÍSO TERRESTRE

ENSINAMENTO DO CULTO MENSAL DE AGRADECIMENTO
SETEMBRO 2008

CONSIDERAÇÕES SOBRE
O PARAÍSO TERRESTRE

O Paraíso Terrestre a que costumamos nos referir, é, em termos mais claros, o Mundo do Belo. Em relação ao homem, é a beleza dos sentimentos, o belo espiritual. Naturalmente, as palavras e atitudes do homem devem ser belas. Da expansão do belo individual nasceria o belo social, isto é, as relações pessoais se tornariam belas, assim como também as casas, as ruas, os meios de transporte e as praças públicas. Em grande escala, como é natural que a limpeza acompanhe o Belo, a política, a educação e as relações econômicas também se tornariam belas e limpas, da mesma forma que as relações diplomáticas entre os países.

Pensando desse modo, podemos perceber o quanto a sociedade contemporânea está cheia de fealdade e maldade. Nas classes baixas, principalmente, o Belo é escasso demais, em virtude das péssimas condições financeiras, que causam a decadência do ensino e a precariedade dos estabelecimentos e instalações de atendimento ao público. Daí, conseqüentemente, nasce a intranqüilidade social.

Agora, gostaria de falar em especial sobre a parte relativa às diversões. Nesse campo, o Belo precisa ser muito enriquecido, pois a consciência do Belo é o que de melhor existe para a elevação dos sentimentos humanos. Esse é um dos motivos pelos quais sempre incentivamos a Arte. Nem é preciso mencionar o quanto o baixo nível das artes, na época atual, está degradando a espiritualidade das pessoas.

Como se vê, o fator essencial para a criação do Mundo do Belo é o poder econômico. Enquanto o povo for pobre, não poderemos sequer sonhar em concretizar esse mundo. Mas como fortalecer o poder econômico? Se todos os indivíduos trabalharem com total empenho visando a elevar o poder de produção, estarão fortalecendo-o. A condição básica para tanto é a saúde de cada indivíduo. E a saúde é o principal objetivo de nossa Igreja, o que se torna evidente pelo grande número de pessoas perfeitamente saudáveis que estamos conseguindo criar unicamente com o poder de purificação por nós manifestado.

Portanto, devemos dizer que a Igreja Messiânica Mundial é a primeira religião à qual Deus atribuiu a qualificação para o estabelecimento do Mundo do Belo. Concretizá-lo, é questão de tempo. Para se certificarem dessa verdade, basta observarem atentamente a atuação de nossa Igreja daqui em diante.

Meishu-Sama em 3 de junho de 1950
Extraído do livro Alicerce do Paraíso, vol. 5

A Verdadeira Dietética

ENSINAMENTO DO CULTO MENSAL DE AGRADECIMENTO
AGOSTO 2008


A Verdadeira Dietética

A Dietética moderna afirma que se deve ingerir determinada quantidade de vitaminas, ou de calorias. Na verdade, essa é uma questão de menor importância, pois o fundamento da verdadeira Dietética reside no próprio espírito dos alimentos, o qual não pode ser avaliado em tubos de ensaio. Portanto, pelos parâmetros da Ciência atual, não é possível entendê-lo, por mais que se pesquise. Com efeito, quando se remove o espírito presente nos alimentos, as vitaminas, as proteínas, as calorias, os carboidratos, etc., são como restos.

O homem é formado de espírito e corpo. Por essa razão, ele necessita nutrir-se em ambos aspectos: espiritual e material. Como todos os alimentos são constituídos dessas duas partes, os produtos frescos, como as verduras e os peixes, contêm mais energia vital. Quando o espírito os abandona, os alimentos se deterioram. O tempo de permanência do espírito varia: é mais longo nos cereais, seguidos pelas verduras; nos peixes, ele é curto. (...)

O que sustenta o espírito do homem é a energia espiritual dos alimentos; analogamente, a parte material destes é que lhe sustenta o corpo. Portanto, a fonte da vitalidade humana está no provimento da energia vital; conseqüentemente, a força ou fraqueza do corpo estão relacionadas ao maior ou menor fornecimento dessa energia.

A saúde baseia-se na ingestão de alimentos que contenham grande quantidade de energia vital. Dessa forma, há um aumento da vitalidade do espírito, o que promove o fortalecimento do corpo. Os inúmeros fortificantes industrializados que existem, estão com a sua energia vital muito escassa e, por conseguinte, quase não têm mais força para sustentar o espírito. Por isso, mesmo que a pessoa tome uma grande quantidade deles, sua força vital não aumentará. Seria muito mais inteligente ingerir alimentos como verduras frescas.

1935

Extraído do Livro “Alimentação com energia vital”, p. 20-21

SEGREDO DA FELICIDADE

ENSINAMENTO DO CULTO MENSAL DE AGRADECIMENTO
JULHO 2008


SEGREDO DA FELICIDADE

Quando falo em “segredo da felicidade”, parece que me refiro a algo mágico e misterioso. Nada disso, porém. O “segredo da felicidade” é muito simples. Tão simples, que poucos conseguem descobri-lo.(...)
Como venho afirmando há muito tempo, nossa felicidade depende de fazermos os outros felizes. Esse é o meio mais seguro para alcançá-la, e eu o venho aplicando há muitos anos com resultados maravilhosos. Foi por isso que escrevi este ensinamento. Simplificando o conselho, pratiquemos o maior número possível de boas ações, pensemos em dar alegria às outras pessoas.
Que a esposa estimule o marido a trabalhar para o bem-estar da sociedade e que o marido lhe dê alegria, mostrando-se gentil com ela e inspirando-lhe confiança.
É natural que os pais amem os filhos. Mas devem fazer mais do que isso: devem cuidar do seu futuro com a máxima inteligência e eliminar atitudes autoritárias no trato com eles.
Que na vida cotidiana suscitemos esperança no coração das pessoas com quem lidamos, tendo por lema proceder com amor e gentileza em relação a chefes e subalternos, bem como seguir as normas da honestidade.
Aos políticos, cabe esquecerem a si próprios, pondo a felicidade do povo acima de tudo e erigindo-se como exemplos de boa conduta. O povo também deve praticar boas ações e esforçar-se constantemente para desenvolver sua inteligência.
Sabemos que serão mais felizes aqueles que praticarem maior número de ações louváveis. Já imaginaram que povo e que nação surgiriam, se todas as pessoas se unissem para praticar o bem? Um país assim seria alvo de respeito universal. Poderia ser considerado como uma parcela do Paraíso Terrestre, pois, com o tempo, desapareceriam todos os problemas de ordem moral, toda doença, toda pobreza e todo conflito. Seria como “bater com o martelo no chão” – a pancada não poderia falhar.
Por toda parte existem homens praticando o mal, mentindo, enganando, buscando atender às exigências de seu próprio egoísmo. É uma sociedade de seres maldosos. Assim, a felicidade mantém-se muito distante. E o pior é que há quem julgue ser natural um mundo tão perverso, achando inútil tentar reformá-lo. Temos até encontrado quem procure impedir nossas tentativas de transformar em paraíso este inferno terrestre. Essas pessoas, pelo mal que intentam, cavam sua própria desgraça, criando para si próprias o pior de todos os infernos. São merecedoras de piedade e oramos constantemente para que sejam salvas.
Tenho certeza de que, meditando sobre este ensinamento, todos perceberão que não é difícil ser feliz.
1º de outubro de 1949




Extraido do Livro Alicerce do Paraíso – Vol. 3 (trechos)

PALESTRA AO PÚBLICO EM TÓQUIO

ENSINAMENTO DO CULTO MENSAL DE AGRADECIMENTO E CULTO DO PARAÍSO TERRESTRE
JUNHO / 2008

PALESTRA AO PÚBLICO EM TÓQUIO
(trecho)
Outro ponto que eu gostaria de abordar é o “Juízo Final”, do cristianismo, e o “Fim do Budismo”, profetizado por Sakyamuni. Apesar de muitos líderes e fundadores de religiões terem feito profecias semelhantes, vou tratar, aqui, apenas destas duas.
Que vem a ser o Juízo Final? Os homens estão imaginando que virá um deus para fazer o julgamento neste mundo, mas isso não corresponde à verdade. É um ponto de difícil entendimento para os não-fiéis, mas o Mundo Espiritual é uma realidade. O mundo em que vemos e sentimos a matéria é o Mundo Material; além deste, há o Mundo Espiritual e, no meio dos dois, o Mundo Atmosférico. Este último já é conhecido, mas ainda não se conhece o Mundo Espiritual. É como a ordem em que se dispõem a era do barbarismo, a era da cultura e a era da civilização. Da mesma forma, o Universo obedece a uma constituição tripla: Mundo Material, Mundo Atmosférico e Mundo Espiritual.
Há, ainda, os ciclos do mundo: assim como existe transição entre o claro e o escuro, entre o dia e a noite no espaço de um dia, há a mesma transição no espaço de um ano. O claro e o escuro em um ano podem ser comparados ao verão e ao inverno, respectivamente. Os raios solares são mais fortes no verão e mais fracos no inverno, ocasionando o contraste entre o claro e o escuro. E existem períodos idênticos no espaço de dez e de cem anos. A História registra épocas de paz e de guerra, que correspondem ao claro e ao escuro. Refiro-me, portanto, a esse ritmo. Igual período existe também no espaço de mil e de dez mil anos.
Estávamos até agora na escuridão, no período das trevas; vamos passar para o período da claridade. Passando-se para o período da claridade, tudo que existia no período das trevas sofrerá uma seleção. Esses ciclos do mundo, nós os designamos com as expressões Mundo da Noite, Mundo do Dia, Cultura da Noite, Cultura do Dia. Assim, desaparecerá uma série de coisas que não serão mais necessárias. Durante o dia, por exemplo, não é preciso lâmpadas. Tudo aquilo que pertence à Era da Noite e se tornar desnecessário será eliminado.
O Juízo Final representa a separação do que é do Dia e do que é da Noite. O que for inútil ficará inativo ou será destruído. A partir de agora, as coisas do Dia irão sendo construídas gradativamente.
O que acontecerá quando o Mundo Espiritual se tornar claro? Vejamos o homem. Nele, entre a matéria e o espírito existe a água, que corresponde ao ar. Ela existe em grande quantidade no corpo humano. Assim, o homem apresenta uma constituição tripla; dela, faz parte o espírito a que também se poderia chamar alma. O espírito está subordinado ao Mundo Espiritual. Tornando-se claro esse mundo, aqueles cujo espírito não corresponder a essa claridade terão de ter as suas máculas removidas. Não significa que elas serão arrancadas, mas ocorrerá naturalmente a purificação, para limpar o que está sujo. À medida que o Mundo Espiritual vai clareando, as pessoas possuidoras de máculas no espírito passam por uma limpeza, que é o sofrimento. O princípio da doença obedece a essa explicação. Através dela pode-se compreender perfeitamente o que é a doença.

Meishu-Sama em 22 de maio de 1951
Fonte: Alicerce do Paraíso, vol. 1

SER AMADO POR DEUS

ENSINAMENTO DO CULTO MENSAL DE AGRADECIMENTO
MAIO 2008



SER AMADO POR DEUS




A essência da fé, em poucas palavras, é “Ser amado por Deus” ou “Estar no agrado de Deus”. Deste modo, devemos saber que tipo de pessoa é amada por Deus. Mas deixemos isso para depois; devemos, primeiramente, conhecer a missão da nossa Igreja. Ela está relacionada ao Juízo Final, de Cristo e à extinção do budismo, de Sakyamuni, fatos esses que estão prestes a acontecer.


Deus e as entidades búdicas estão manifestando seu grande amor misericordioso, fazendo com que um maior número de pessoas ultrapasse a grande transição do mundo. E como Deus atuará? Naturalmente, Ele utilizará os homens, e acredito que fui escolhido para assumir esta grande missão.


Como é uma grande missão, jamais vista ou ouvida, acabo até achando-a difícil demais de ser realizada; porém, como é o grandioso Deus Supremo que me outorgou essa missão, não tenho alternativa.


Inicialmente, duvidei e até resisti, mas não havia meio de recusá-la , pois estava acima das minhas forças. Deus me utiliza livremente. Não são poucas as vezes em que Ele me fez sentir alegrias extremas e aquelas em que me obrigou a enfrentar situações infernais. Porém, cada vez que isso ocorria, percebia Sua mão invisível, Seu indescritível poder de atração e experimentava o gratificante sabor da vida. Talvez seja uma sensação impossível de ser expressa em palavras que, provavelmente, somente eu tenha vivido na face da Terra. (...)




25 de maio de 1949


Fonte: Alicerce do Paraíso – Volume 3

A LEI DA CONCORDÂNCIA ESPIRITUAL E A PURIFICAÇÃO

ENSINAMENTO DO CULTO MENSAL DE AGRADECIMENTO
ABRIL 2008

A LEI DA CONCORDÂNCIA ESPIRITUAL E A PURIFICAÇÃO

A purificação assume formas diversas, devido às suas diferentes causas.

Por exemplo: se as máculas são geradas por pecados pecuniários ou materiais, como o roubo ou a apropriação indébita, que causam prejuízos a terceiros, ou porque a pessoa leva um nível de vida superior aos seus próprios meios, essas máculas são freqüentemente dissolvidas por subseqüentes prejuízos materiais. Se tomarmos outros exemplos, como os prejuízos decorrentes de incêndios, fraudes, falências comerciais, grandes despesas com doenças e outras dificuldades, veremos que estas também são expiações por erros de natureza material ou pecuniária.

Há muitos exemplos de filhos pródigos que esbanjam enormes heranças. Inconscientemente, eles estão expiando as culpas que foram acumuladas por seus antepassados. Nesse caso, é o espírito de um antepassado que, muitas vezes, escolhe um dos seus descendentes para cumprir a missão de purificar a família de suas máculas, de modo que o tronco familiar possa prosperar e não perecer. Seria portanto inútil tentar reformar tal indivíduo ou desviá-lo de seu caminho. (...)

Pessoas sinceras, que recebem e ministram Johrei, podem sofrer severas purificações. Curiosamente, quanto mais dedicadas se mostram, mais rigorosas parecem ser, às vezes, as suas purificações. Se não estiverem imbuídas de verdadeira fé, poderão vacilar. Esse, entretanto, é um momento muito importante. A fim de serem recompensadas por sua sinceridade com as bênçãos Divinas, as suas máculas espirituais devem ser dissipadas de modo mais intenso, assim como um prato sujo deve ser limpo antes de ser usado. Se suportarem pacientemente o seu sofrimento, sentir-se-ão recompensadas muito além da expectativa.

Durante cerca de vinte anos, vi-me sobrecarregado por enorme dívida. Muitas vezes, como ser humano cheguei a desanimar mas, em 1941, consegui saldá-la. Logo no ano seguinte, para minha grande surpresa, recebi uma inesperada e grande soma de dinheiro. (...)

O que é bom, é considerado bom naturalmente. Mas, o que parece desastroso e calamitoso também é bom, desde que sirva como processo purificador. Considerar esse processo, antes de tudo, como purificador, é de suma importância. A mesma verdade se aplica à doença. A criatura que chega a encarar todo sofrimento com esta compreensão, terá atingido muita iluminação espiritual e muita paz.

Isso, entretanto, só pode ser aplicado a quem tiver muita fé em Deus. Os sofrimentos de uma pessoa com pouca ou nenhuma fé só podem dar origem a maiores sofrimentos. Quanto mais impaciente for a pessoa, pior se tornará a situação, atingindo, não raro, proporções desastrosas. O segredo da felicidade está na aceitação da Lei da Concordância Espiritual e da Lei da Purificação.


Fonte: Novos Tempos (trechos)

CONHEÇA A VONTADE DIVINA

ENSINAMENTO DO CULTO MENSAL DE AGRADECIMENTO
FEVEREIRO 2008

CONHEÇA A VONTADE DIVINA

Volto a ventilar o assunto de que o homem foi criado para construir o Mundo Ideal planejado por Deus. E ele só trabalhará com saúde, sem desgraças, em ambiente satisfatório, se conseguir identificar-se com este objetivo Divino. Eis a Verdade Eterna.
O ser humano carrega não só as suas próprias máculas, como as de sua raiz familiar. Além disso, mesmo sem saber, ele absorve substâncias tóxicas, aumentando, inevitavelmente, o número de suas enfermidades. Ora, a existência de pessoas doentes e, conseqüentemente, inúteis para a Obra Divina, constitui um prejuízo para Deus. Por isso, é lógico que Ele deseje curá-las; nem precisaríamos preocupar-nos com o assunto. No entanto, os que ignoram esse aspecto, julgam que os remédios sejam o único recurso contra as doenças, e nada mais fazem que reprimi-las. Assim, desconhecendo a Lei de Identidade Espírito-Matéria, jamais poderão obter a cura integral.
Os males que decorrem da ignorância humana, não se restringem às questões de saúde. Todas as desgraças têm o mesmo caráter e destinam-se à purificação do homem. O processo purificador, no entanto, muda seu tipo de ação de acordo com a causa do mal.
Os pecados de furto, peculato, prejuízo ao próximo, luxo excessivo e outros, são redimidos com perda de dinheiro e de bens materiais. O farrista que esbanja a herança familiar está redimindo as máculas de seus pais e de seus antepassados. O espírito de um antepassado escolheu um descendente para que, por seu intermédio, se processe a purificação e a preservação do sangue da família, a fim de que ela venha a progredir no futuro. Nessas circunstâncias, não há conselho que surta efeito. Pode ocorrer o caso de dois irmãos com índoles diferentes: um é incorrigível e malvado; o outro é leal e honesto. Aparentemente, o primeiro é mau e desonra o nome da família. Mas, à luz da Verdade, purificando a família e eliminando as máculas dos antepassados, sua missão assume maior importância que a do outro. Por essa razão, é dificílimo definir o bem e o mal usando critérios humanos.
Incêndios, roubos, falsidade, perdas na Bolsa, falências comerciais, apostas inúteis, gastos com doenças, etc., são formas materiais de redenção de máculas também adquiridas materialmente. Portanto, embora possa fugir às sanções das leis humanas, ninguém escapa das leis eternas. (...)
Também o ingresso na Fé produz sofrimento, e este será tanto mais profundo, quanto maior for a dedicação. O motivo é que Deus quer beneficiar a pessoa como recompensa pela sua dedicação, e para isso é necessário eliminar suas máculas espirituais, a fim de que ela possa receber Suas Graças. Suportando as purificações sem vacilar, a pessoa receberá benefícios inesperados. Entretanto, quem não possui firmeza de fé, vacila nesses momentos decisivos. (...)
Concluímos que, se os bons acontecimentos são apreciáveis, os maus também nos trazem benefícios, pois são purificadores, e que haverá verdadeira paz sempre que soubermos agradecer, tanto na saúde como na enfermidade. Mas isto se limita aos que têm fé. Com os descrentes ocorre o contrário: o sofrimento gera o sofrimento, a ansiedade piora a situação, e tudo caminha para o abismo.
O segredo da felicidade humana consiste em aceitar esta verdade.

Meishu-Sama em 2 de dezembro de 1953


Fonte: Alicerce do Paraíso – volume 3 (trechos)

A Construção do Mundo da Grandiosa Luz

Ensinamento do Culto de Ano Novo e de comemoração da Fundação da Igreja Messianica Mundial - Janeiro 2008


A Construção do Mundo da Grandiosa Luz

Trechos das palavras de Meishu-Sama na ocasião da fundação da Igreja Messiânica Mundial, em 1º de janeiro de 1935

(...) Hoje, gostaria de falar sobre a construção do Mundo da Grandiosa Luz, que é o objetivo da Igreja Messiânica Mundial.
Conforme o seu nome indica, trata-se de um mundo sem trevas, construído através da Luz de Kannon, e mundo sem trevas é um mundo sem sofrimento, um mundo sem pecados e males. Com o desejo de verem surgir um mundo assim, há milhares de anos que santos, grandes religiosos e outros mentores vêm pregando muitos ensinamentos e desenvolvendo grandes atividades. Entretanto, ele não se concretizou até hoje; não apareceu sequer nada de semelhante. Considerando-se que esse mundo não passava de um ideal da humanidade, até o presente duvidava-se de seu advento. Entretanto, eu afirmo que ele vai se concretizar (...)
Finalmente chegou a hora: daqui para a frente, o Poder Absoluto vai se manifestar na Terra. Surgirá um poder desconhecido pela humanidade durante milhares de anos e acontecerão fatos que ninguém sequer imagina. (...)
O mundo é formado por países, constituídos pelo conjunto de seres humanos; os países são constituídos de cidades, bairros e vilas; estes são compostos de famílias, e as famílias, de indivíduos. Por isso, se o indivíduo, que é a unidade, não for salvo, não há condições para que o mundo o seja. (...) O indivíduo é salvo e se aperfeiçoa; ampliando-se isto, o mundo será salvo e se aperfeiçoará. Assim, em primeiro lugar, é preciso que o indivíduo seja salvo. Se o lar é o modelo do mundo, este estará salvo quando aquele se tornar um paraíso e se salvar. (...) Explicando melhor, surgirão lares isentos de doenças, miséria e conflitos, e, conseqüentemente, despontará um mundo isento desses males. (...) Sem nenhuma sombra de dúvida, tudo isso será totalmente eliminado. (...)
A construção do Mundo da Grandiosa Luz parece ser muito difícil, mas não é tanto assim; basta que o mundo se encha de lares sem doença, miséria e conflito, pois, com isso, ficará banhado de verdadeira paz.
O Poder Kannon é a Luz do Oriente, da qual se fala desde os tempos antigos. Essa expressão, surgida a esmo, na antigüidade, encerra um grande mistério. (...)
Quando a civilização, que até o presente veio do oeste, atingiu os 99% de seu desenvolvimento, surgiu uma Luz no extremo leste do Japão (...): a Luz do Oriente. Com essa Luz, a civilização que vinha avançando para o leste e que estava destinada a desmoronar, será reformulada e aperfeiçoada, nascendo a civilização ideal, caracterizada pela harmonia e pela fusão do vertical e do horizontal. Ela se tornará o caminho da Luz, o caminho da eterna prosperidade, e, ao contrário de antes, avançará cada vez mais para o oeste. (...)
O ponto de partida da atuação da Luz do Oriente é a instituição desta Igreja, que ora se realiza. Por isso, daqui em diante, ela irá se expandir com grande impulso. (...)
A partir deste momento (...) tem início a civilização que avança para o oeste. Será construído o Mundo Perfeito, isto é, o Mundo da Grandiosa Luz, objetivado por nós. Por isso, trata-se de um movimento absolutamente inédito. (...) Deus vinha preparando-o de forma latente há mais de dez mil anos, e finalmente esse momento chegou.”

Extraído do livro Luz do Oriente, vol. 2.

MINHA LUZ

ENSINAMENTO DO CULTO DO NATALÍCIO DE
MEISHU-SAMA DEZEMBRO / 2007

MINHA LUZ

(...) Vou aprofundar a relação que existe entre minha pessoa e o Mundo do Dia.

Meu corpo abriga a bola de Luz Divina conhecida desde a antigüidade pela expressão CINTAMANI (palavra sânscrita que serve para designar a fabulosa bola com poder de atender a todos os pedidos do homem). Já me referi a isso antes, mas vou explicar mais detalhadamente.

Falando-se em Luz, os leitores poderão pensar na luz solar, mas não é bem assim. Na verdade, trata-se da união do Sol e da Lua. Como a natureza da Luz que se abriga em meu corpo é constituída pelos dois elementos extremos, forma-se a trilogia fogo-água-terra, já que o corpo é constituído pelo elemento terra. Mas será que as pessoas comuns são formadas apenas por esse elemento? Absolutamente. Elas também possuem luz, embora pouca e fraca. Minha Luz, no entanto, é extraordinariamente forte: é milhões de vezes superior à de uma pessoa comum, ultrapassando os limites da imaginação; chega praticamente ao infinito.

Tomemos como exemplo o OHIKARI (...). Colocando-o junto ao corpo, manifesta-se imediatamente a força capaz de conseguir a erradicação das doenças. Isso se deve à força da Luz irradiada da palavra escrita por mim no OHIKARI. (...) Com apenas essa folha de papel, milhares de doentes podem ser beneficiados; doravante, mesmo que eu conceda milhares ou milhões de OHIKARI, o efeito de cada um será o mesmo. Creio que com isso poderão compreender o quanto é poderosa a força da minha Luz.

Possuindo tal força, não há nada que eu desconheça. Como os fiéis sabem, nunca tenho dificuldade em responder a qualquer pergunta que me é dirigida. Às vezes recebo telegramas solicitando-me auxílio para pessoas distantes e muitas obtêm a graça apenas com esse pedido. Isso ocorre porque, no momento em que tomo conhecimento do problema, minha Luz se subdivide e liga-se a essa pessoa. Assim, através do elo espiritual, ela recebe a graça. Dessa forma, é uma Luz muito prática e eficiente, pois pode aumentar milhões de vezes e alcançar qualquer local, por mais distante que ele seja. (...)

A explicação acima corresponde apenas a uma pequena parte da minha força. Não é fácil explicá-la totalmente. O ideal seria que os leitores acompanhassem atentamente o trabalho que vou realizar daqui para frente. Se forem ágeis de inteligência, poderão entender até certo limite. Do ponto de vista da fé, as pessoas compreendem de acordo com o seu nível espiritual, e por isso o melhor a fazer é polir a alma e deixá-la sem máculas, pois aí terão sabedoria para compreender a virtude do meu poder.

Meishu-Sama em 25 de maio de 1952
Fonte: Alicerce do Paraiso – volume 1 (trechos)

QUEM É O SALVADOR?

ENSINAMENTO DO CULTO MENSAL DE AGRADECIMENTO
DEZEMBRO 2007


QUEM É O SALVADOR?

Acho o título acima bem inusitado, e sem dúvida os leitores pensarão da mesma forma. A propósito dele, pretendo fazer uma análise psicológica da minha pessoa. Gostaria, porém, de deixar claro que se trata de uma análise objetiva do meu interior e que não há nada inventado ou fictício. Portanto, espero que leiam com esse espírito.

A palavra Messias, ou seja, Salvador, é muito usada no mundo inteiro, sem distinção de tempo e de lugar, tanto no Ocidente como no Oriente. Com exceção de uma parcela de pessoas religiosas, a grande maioria considera que a vinda ou o nascimento do Salvador tão esperado, possuidor de poder sobre-humano, não passa de um grande sonho, ou uma grande esperança utópica. É verdade que já apareceram pessoas que se auto-proclamavam Messias, mas, com o passar do tempo, acabaram desaparecendo, donde se conclui que ainda não surgiu o verdadeiro Salvador.

Devo confessar que não gosto de afirmar que sou o Salvador, mas por outro lado também não posso dizer que não o seja. Sendo algo tão sério, inédito em toda a história da humanidade, a vinda do Salvador é um assunto que não pode ser discutido de maneira leviana. Contudo, não se pode também afirmar que se trate apenas de um sonho, nem deixar de acreditar na sua viabilidade, pois a Segunda Vinda do Cristo, a Vinda do Messias e o Nascimento de Miroku foram previstos por grandes profetas e santos.

Há muito tempo venho pensando na condição número um que deve ser preenchida pelo Salvador. Antes de tudo, ele deve ter força para livrar as pessoas das doenças. Por conseguinte, além de conceder-lhes o método absoluto para obterem plena saúde e completarem o tempo de vida que lhes foi predestinado, ele deve possuir força para a concretização desse objetivo. Essa é a qualificação fundamental do Salvador.

É óbvio que a saúde do corpo deve acompanhar a saúde do espírito. Cristo disse que de nada adianta o homem ganhar o mundo se vier a perder a vida. Parece-nos que essa afirmativa evidencia a verdade acima. Assim, as religiões e os líderes religiosos que não possuem força para eliminar as doenças da humanidade, têm valor limitado. Eu sempre abracei essa tese, e certo dia, mais de dez anos após entrar na vida da fé, obtive conhecimento sobre o princípio fundamental das doenças e a sua solução. Ah, ninguém poderá imaginar o espanto e a alegria que senti naquela hora, pois nunca ninguém fizera uma descoberta tão importante! Se a compararmos com as grandes descobertas ou as grandes invenções, estas não chegariam a seus pés.

Realmente eu sou uma pessoa que nasceu com um destino misterioso.

Meishu-Sama em 20 de outubro de 1948
Fonte:: Alicerce do Paraíso – Volume 1

A CONSTRUÇÃO DO PARAÍSO E A ELIMINAÇÃO DO MAL

Culto Às Almas dos Antepassados
Solo Sagrado de Guarapiranga
02 de novembro de 2007



A CONSTRUÇÃO DO PARAÍSO
E A ELIMINAÇÃO DO MAL

(...) Se o mal é a causa fundamental da infelicidade humana, conforme dissemos, levanta-se a seguinte questão: por que Deus o criou? Esta é a pergunta que mais tem atormentado o homem até os dias de hoje. Eis, porém, que finalmente Deus esclareceu a Verdade, que eu passo agora a anunciar.

O mal foi necessário até o momento porque, através do conflito entre ele e o bem, a cultura material pôde progredir até chegar ao ponto em que se encontra. É surpreendente! Embora nem em sonho pudéssemos imaginar que o motivo fosse realmente esse, é a pura verdade. (...)

Ora, se até hoje a cultura progrediu graças aos atritos entre o bem e o mal, é lícito afirmar que este foi imprescindível. Contudo, precisamos saber que não é uma necessidade eterna, ou seja, há um limite para ela. A esse respeito, devo dizer que, atrás de tudo isso, está o objetivo de Deus, que comanda o Universo. Em termos filosóficos, a expressão seria Ser Absoluto, ou Vontade Universal.

A começar por Cristo, todos os fundadores de religiões fizeram profecias sobre o “Fim do Mundo”, mas essa expressão, em verdade, significa o fim do mundo do mal e o advento de um mundo ideal – o Paraíso Terrestre, isento de doença, pobreza e conflito, o Mundo de Verdade, Bem e Belo, o Mundo de Miroku, o Reino dos Céus, etc. Os nomes diferem, mas o significado é um só.

A construção de um mundo tão maravilhoso requer um preparo à altura; um preparo completo, que preencha todas as condições, tanto do ponto de vista espiritual como do ponto de vista material. Deus determinou que primeiro se efetuasse o progresso material, pois o progresso espiritual não está preso ao tempo, podendo ser efetuado de uma só vez, ao contrário daquele, que necessita de muitos e muitos anos. Para preencher a primeira condição, fez com que, inicialmente, os homens ignorassem Sua existência, concentrando-se apenas nas coisas materiais. Foi assim que surgiu o ateísmo, condição básica para a criação do mal. Assim fortificado, o mal impingiu maiores sofrimentos ao bem e, prosseguindo na luta, atirou o homem ao abismo do sofrimento. Mas o homem sempre se debateu, na ânsia de sair desse abismo, o que desencadeou a força geradora de um grande impulso no progresso da cultura. Foi trágico, porém inevitável.

Com tudo que dissemos, creio que puderam ter uma noção básica sobre o bem e o mal. Tendo finalmente chegado o tempo em que o mal não será mais necessário, ou seja, o tempo presente, a questão é seriíssima. Não se trata de previsão nem sonho; é a pura realidade. (.. ) Como resultado, a cultura, que até hoje foi aproveitada pelo mal, sofrerá uma reviravolta, ficando à inteira disposição do bem. Daí surgirá o tão almejado Paraíso Terrestre.



Meishu-Sama em 13 de agosto de 1952



Fonte: Alicerce do Paraíso- Volume 1

A REENCARNAÇÃO

Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga
07 de outubro de 2007



A REENCARNAÇÃO



O tempo que o homem leva para reencarnar é bastante variável, podendo a reencarnação ocorrer cedo ou tarde. A rapidez ou atraso são determinados pela própria vontade da pessoa. Quando alguém morre e tem muito apego a este mundo, reencarna mais cedo. Mas isso não traz bons•resultados, porque no Mundo Espiritual a purificação é mais rigorosa e, quanto mais tempo o espírito lá permanecer, mais será purificado. Quanto mais purificado estiver, mais feliz será ao reencarnar. No caso de reencarnação prematura, a purificação não foi completa, restando impurezas que deverão ser purificadas neste mundo. Ora, a purificação no Mundo Material traduz-se em sofrimentos como doenças, pobreza, acidentes, etc.: obviamente, a pessoa terá um destino infeliz.

O fato de uma pessoa ser feliz ou infeliz desde o seu nascimento, na maioria das vezes deve-se ao que acabamos de expor. Perceberão, portanto, que a felicidade ou a infelicidade não são mero acaso, existindo razões para ambas. Contudo, existe outra explicação. Quando a família do falecido lhe presta homenagens póstumas e ofícios religiosos, ou quando seus descendentes praticam o amor ao próximo e trabalham em benefício da sociedade e da nação, somando o bem e a virtude, isso ajuda a acelerar a purificação dos espíritos dos antepassados. Por esse motivo, o amor e a devoção filial devem ser praticados não só quando os pais ainda estão neste mundo, mas muito mais através de ofícios religiosos e do altruísmo, quando eles já se encontram no Mundo Espiritual. Costuma-se dizer: “Os filhos querem colocar em prática a devoção filial quando seus pais já não existem.” Quem diz tais palavras, desconhece como é aquele mundo.

Há pessoas que já nascem com anomalias físicas. Isso significa que houve reencarnação antes de ser completada a purificação no Mundo Espiritual. Exemplificando, no caso de uma pessoa cair de um lugar alto e fraturar os braços ou as pernas, se ela morrer e reencarnar antes da cura completa, poderá apresentar anomalia nesses membros.

Entretanto, a reencarnação prematura explica-se não só pelo apego da própria pessoa, como também pelo apego dos seus familiares. Por exemplo: quando uma mãe perde um filho muito querido, pode acontecer que ela engravide logo em seguida, provocando-lhe a rápida reencarnação devido ao seu forte apego. Em tais casos, normalmente esse filho não terá uma vida muito feliz

Meishu-Sama em 23 de outubro de 1943

Fonte: Alicerce do Paraíso – Vol. 3 (trechos)

FORÇA ABSOLUTA

Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga
02 de setembro de 2007



FORÇA ABSOLUTA

Seria desnecessário dizer que a fonte de todas as atividades e de todos os fenômenos do Universo é a Força de Deus. Todos os nascimentos e transformações são a manifestação da Força, e a ela se deve o movimento ou a inércia de todas as coisas. Começando pelo homem, todos os animais e mesmo as bactérias nascem e morrem graças à Força. Em suma, ela é o Senhor Absoluto e Infinito. Vou deter-me aqui, pois o assunto é inesgotável, mas, resumindo, o Universo em si é a própria Força. Assim, tecerei considerações a respeito sob diversos ângulos. (...)

O objetivo das principais religiões era, sem dúvida, a concretização de um mundo ideal, mas, como podem ver, a situação do mundo se apresenta caótica, cheia de conflitos e problemas sem fim, havendo uma grande distância entre o sonho e a realidade. Assim, aquele objetivo está demasiadamente fora do nosso alcance. É inegável que a causa dessa situação seja a falta de força, que, por sua vez, se deve à falta de cruzamento do vertical e do horizontal. Mas isso também era uma questão de tempo e, do ponto de vista do Plano Divino, não havia outra alternativa.

Explicando minha missão, creio que entenderão melhor o que acabei de expor. A atividade que agora estou realizando, está centralizada no JOHREI. Meus discípulos sabem muito bem que basta colocar no peito o OHIKARI (Luz Divina), que contém um papel escrito por mim, para ser-lhes concedida uma força capaz de gerar milagres, até mesmo no caso de doentes desenganados pelos médicos. Já outorguei milhares de OHIKARI, mas mesmo que seu número aumente infinitamente, não haverá nenhuma alteração nessa força. E os milagres do JOHREI não se limitam à doença; há uma reforma do espírito humano, a personalidade se eleva, e a pessoa é salva de perigos iminentes. Dessa forma, graças aos inúmeros milagres ocorridos a cada dia, aumenta significativamente o número de pessoas felizes. E tudo isso se deve à força emanada do OHIKARI. Não tenho a pretensão de vangloriar-me de tais feitos, mas, como se trata da pura verdade, creio que não há problema em divulgá-la. É desnecessário dizer que até agora a História não registrou o aparecimento de uma pessoa com força tão poderosa quanto a minha. Os inúmeros milagres a que nos referimos são registrados como experiências de fé; logo, não há do que duvidar. Essa é a força gerada pelo cruzamento do horizontal com o vertical. Em termos budistas, é o PODER KANNON ou Poder da Inteligência Superior; em termos cristãos, é o Poder do Messias.

Meishu-Sama em 16 de janeiro de 1952

Fonte: Alicerce do Paraíso – Vol. 1 (trechos)

CONCRETIZAÇÃO DA PROFECIA DO REINO DOS CÉUS – O PARAÍSO TERRESTRE

Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga
05 de agosto de 2007



CONCRETIZAÇÃO DA PROFECIA DO REINO DOS CÉUS – O PARAÍSO TERRESTRE



Creio que, para o momento atual, os pontos mais importantes da Bíblia estão resumidos nestes três: “Juízo Final”, “Advento do Reino dos Céus” e “Segunda Vinda de Cristo”. Um estudo sério sobre tais fatos leva-nos a crer que o Juízo Final é obra de Deus, que a Segunda Vinda de Cristo ocorrerá no seu devido tempo, dispensando, portanto, qualquer explicação, e que somente o Reino dos Céus será construído com a força do homem. Nesse caso, é indispensável que alguém se torne o arquiteto e execute a construção. Quanto ao tempo, segundo o nosso conceito, trata-se do presente; quanto ao construtor, a nossa Igreja. A obra já foi iniciada por nós. Referi-me diversas vezes, neste livro, ao protótipo do Paraíso, que está sendo construído atualmente.

A profecia de Cristo se realizará com a construção do Paraíso Terrestre, efetuada pela nossa Igreja. Mas não pretendo que, desse fato, advenha orgulho, pois a concretização da profecia bíblica se deve ao Amor Universal de Deus, que utiliza Seus escolhidos para a construção do Mundo Ideal, segundo a necessidade da época. Portanto, como a obra que estamos efetuando foi profetizada há dois mil anos por Cristo, considero cada um de nossos fiéis como participante da missão de concretizar tal profecia

Meishu-Sama em 20 de março de 1950

Fonte: Alicerce do Paraíso volume 1

ELIMINAÇÃO DA TRAGÉDIA

Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga
domingo, 1 de julho de 2007



ELIMINAÇÃO DA TRAGÉDIA



Entre todas as coisas do mundo, o que o homem mais detesta é a tragédia. Eliminá-la totalmente é impossível, mas, de certo modo, não será tão difícil diminuí-la. Passemos a estudar sua natureza.

A realidade evidencia que a maioria das tragédias é causada pela doença. Entretanto, elas também são geradas por problemas sentimentais e pela desonestidade proveniente de interesses materiais. Através de uma pesquisa acurada, no entanto, descobri que todas as tragédias têm sua raiz na enfermidade espiritual. Dizem que um espírito são habita um corpo são, e isso é uma grande verdade. Verifiquei, após longos anos de pesquisa, que a imoralidade, a injustiça, a impaciência, o alcoolismo, a preguiça e a corrupção de jovens existem quase sempre em físicos doentes. (...)

A verdadeira solução das doenças e de outras desgraças depende de uma força invisível, e só aos que a experimentaram é dado reconhecer o incomensurável Poder Divino. Os homens modernos não se convencem senão através da realidade ou de provas; portanto, sem a apresentação de resultados concretos, é inútil pregar princípios elevados e divulgá-los. Para esses homens, a salvação da humanidade e a obra em prol da sociedade não passam de um sonho.

A essência da verdadeira Fé consiste em mover o que é visível por ação de um poder invisível. Esse poder maravilhoso está sendo manifestado pela nossa Igreja e, por essa razão, creio eu, poderíamos dizer que ela é a Religião do Poder.

Como a maioria das religiões hoje existentes se limita a pregar doutrinas, suas forças agem do exterior para a alma. Mas o ato purificador empregado pela Igreja Messiânica Mundial – o Johrei – projeta a Luz Espiritual diretamente na alma, despertando-a instantaneamente. Isto é, a Igreja converte a pessoa sem a intervenção humana, deixando os sermões para segundo plano. Os que nela ingressam, alcançam rapidamente uma percepção superficial, e, em seguida, uma percepção mais profunda. Além de superarem as suas próprias tragédias, tornam-se aptos, também, a eliminar as tragédias alheias.

Meishu-Sama em 11 de junho de 194

TRANSIÇÃO DA NOITE PARA O DIA

Culto do Paraíso Terrestre
Solo Sagrado de Guarapiranga
domingo, 10 de junho de 2007



TRANSIÇÃO DA NOITE PARA O DIA


No Mundo Espiritual, é chegada a hora da transição que se processa em intervalos de milhares ou milhões de anos. Trata-se de um fato extremamente importante, cujo conhecimento, além de nos permitir entender o princípio do JOHREI, torna possível a previsão do futuro do mundo e nos dá paz e tranqüilidade. Explicarei, a seguir, como essa mudança está se refletindo no Mundo Material.

Até agora era noite no Mundo Espiritual. Nele, da mesma forma que no Mundo Material, a noite é escura, e só periodicamente há luar. Como conseqüência, predomina o elemento água. Quando a lua se esconde, resta apenas a luz das estrelas; se estas forem encobertas pelas nuvens, a escuridão será completa. Observando-se os fatos do Mundo Material, que são a projeção do que ocorre no Mundo Espiritual, isso se torna muito claro. Pelas marcas deixadas até os nossos dias, os períodos de guerra e paz, de ascensão e queda das nações, podem ser comparados às fases crescentes ou minguantes da lua. É chegada, portanto, a hora de se iniciar mais um ciclo, ou seja, encontramo-nos na iminência da mudança para o dia. Estamos justamente na fase do seu alvorecer.

A transição da noite para o dia no Mundo Espiritual ocasionará uma experiência inédita para a humanidade. Uma grande, espantosa, temível e ao mesmo tempo feliz mudança está para ocorrer, e seus sinais já estão aparecendo. Vejamos. (...)

O Mundo da Noite é um mundo de trevas, caracterizado pelas lutas, pela fome, pelas doenças. Em contraposição, o Mundo do Dia é um mundo de luz, caracterizado pela paz, pela abundância e pela saúde. O sol que desponta no leste deverá atingir o zênite. E o que significa isso? Significa o colapso total da Cultura da Noite; ao mesmo tempo, ouvir-se-á o brado do nascimento da Cultura do Dia. Assim, aproxima-se o momento decisivo para toda a humanidade, e ninguém poderá escapar. Resta ao homem apenas esforçar-se para tornar os efeitos dessa ocorrência o mais brandos possível. Para isso, ele só tem um meio: conhecer o princípio do JOHREI e unir-se ao trabalho de construção da cultura do dia. (...)

Meishu-Sama em 5 de fevereiro de 1947

Fonte: Alicerce do Paraíso volume 1 (trechos)

Deus dirige o trabalho de expansão da Igreja

Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga
terça-feira, 1 de maio de 2007



Deus dirige o trabalho de expansão da Igreja



Como o objetivo da nossa Igreja é a construção do Paraíso Terrestre, cada um de nós deve primeiramente criar o Paraíso no seu próprio lar. Para isso, cada um deve tornar o seu espírito paradisíaco. Ter espírito paradisíaco significa não ter nenhum sofrimento. Assim, se a afobação é um sofrimento, sofrer porque as coisas não correm a contento também é uma situação infernal. Portanto, devemos no mínimo livrar-nos do sofrimento. Para isso, a melhor maneira é dirimi-lo através do sentimento de gratidão, ou seja, não criar o inferno dentro do coração. Devemos atentar para o fato de que as religiões até hoje consideraram o sofrimento como algo benéfico. Existem até aquelas que chegam a procurar o sofrimento. Como os homens comuns têm esse fato gravado na mente, ainda que se tornem membros da nossa Igreja, não conseguem se desligar dessa idéia.

Tudo que escrevi acima é porque o mundo se encontrava na Era da Noite, isto é, o mundo era infernal. Por esse motivo, ainda que a pessoa se tornasse um exemplar seguidor da fé, não conseguia escapar do sofrimento infernal. Agora, entretanto, como a Noite está se despedindo, e o mundo está se tornando Dia, a nossa Igreja é que dará a orientação quanto à construção do Paraíso Terrestre. Com esse objetivo, devemos nos esforçar para construir o Paraíso dentro dos nossos corações, para que o inferno não tenha oportunidade de aí se instalar.

Meishu-Sama em 12 de março de 1952

Fonte: “O Pão Nosso de Cada Dia” – Página 153 (trechos)

NÓS É QUE TRAÇAMOS O DESTINO

Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga
domingo, 1 de abril de 2007


NÓS É QUE TRAÇAMOS O DESTINO

O homem costuma resignar-se a tudo, atribuindo ao destino o desenrolar dos acontecimentos.

É comum definir-se destino como “algo que não pode ser mudado”. Mas eu desejo ensinar que todos podem mudá-lo de acordo com sua própria vontade, ou melhor, cada um pode traçar o seu destino. A consciência desse fato permite transformar o pessimismo em otimismo.

A não ser um louco, ninguém deseja um destino infeliz. Todo mundo almeja a boa sorte, mas são poucos os que a conseguem, não obstante o enorme esforço que fazem para consegui-la. Entre cem pessoas, talvez não se encontre uma que seja feliz. Triste realidade!

Buda afirmou: “Todas as coisas são efêmeras”. Mas há cria¬turas inconformadas, que, atraídas pela presença de um homem afortunado entre milhares que não têm sorte, continuam perseguindo tenazmente o sucesso. Por outro lado, existe gente conformada, que aceita tudo na vida.

Seria maravilhoso que o homem encontrasse realmente um meio de alcançar a boa sorte. Não o conhecendo, ele se confunde ao traçar seu destino, tornando-se infeliz. Sofre dentro do cárcere criado por ele próprio. O mundo acha-se repleto dessas pessoas ignorantes e dignas de compaixão.

Assim, está mais do que evidente que, para ser afortunado, o homem precisa semear o bem. É costume dizer-se que o bem produz bons frutos, e o mal faz o contrário. A semente do mal tem origem no egoísmo, que leva as pessoas a quererem tudo para si, não se importando com o sofrimento e o prejuízo que possam causar ao próximo. A semente do bem origina-se no sentimento fraterno de querer alegrar ou favorecer os semelhantes. Parece simples, mas é difícil de praticar.

A vida é bem complicada. Para viver, é preciso criar um espírito capaz de aceitar e aplicar o princípio acima.

Meishu-Sama em 27 de fevereiro de 1952

Fonte: Alicerce do Paraíso – volume 4 (trechos)

O HOMEM DEPENDE DO SEU PENSAMENTO

Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga
domingo, 4 de março de 2007


O HOMEM DEPENDE DO SEU PENSAMENTO



É realmente verdade que gratidão gera gratidão e lamúria gera lamúria. Isto acontece porque o coração agradecido comunica-se com Deus, e o queixoso relaciona-se com Satanás. Assim, quem vive agradecendo, torna-se feliz; quem vive se lamuriando, caminha para a infelicidade.

A frase “Alegrem-se que virão coisas alegres”, expressa uma grande verdade.

Meishu-Sama em 3 de setembro de 1949

Fonte: Alicerce do Paraíso – volume 4

A VERDADEIRA CAUSA DA DOENÇA ESTÁ NO “ESPÍRITO”

Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga
domingo, 4 de fevereiro de 2007



A VERDADEIRA CAUSA DA DOENÇA ESTÁ NO “ESPÍRITO”

Tudo que existe no mundo é composto de matéria e espirito, sendo que a deterioração e decomposição da matéria é causada pelo abandono do espírito. Mesmo em relação às pedras, existe um tipo, chamado pedra morta, que se esfarela com facilidade, e isso também se deve à ausência de espírito. A ferrugem que se forma no ferro tem a mesma causa, podendo-se dizer que ela é o cadáver do ferro. A existência de pouca ferrugem em espadas bastante polidas ou espelhos antigos, explica-se pelo fato de estar impregnado neles o espírito do artesão.

O homem é constituído pela união inseparável do espírito com o corpo físico; a partida do espírito para o Mundo Espiritual constitui aquilo a que chamamos morte. (...)

De acordo com o princípio exposto, o aparecimento da própria doença ocorre numa parte do espírito, que move o corpo material. (...)

Como eu já disse, se surgem máculas numa parte do espírito (a parte correspondente à região pulmonar, por exemplo), o sangue dessa área fica sujo. E isso não se restringe às doenças pulmonares; praticamente todas as doenças têm essa origem. O princípio da cura deve basear-se na eliminação das máculas do espírito. Entretanto, desconhecendo esse princípio, a Medicina empenha-se em tratar apenas os sintomas que aparecem no corpo, porque só tem conhecimento do efeito, e não da causa do problema. Desse modo, mesmo que se consiga uma pequena melhora, não se obtém a cura completa da doença.

Com o JOHREI, eliminam-se as máculas do espírito através da Luz de KANNON; ao mesmo tempo, ocorre a eliminação das toxinas, e a doença melhora ou desaparece. Por conseguinte, a purificação do espírito reflete-se no corpo, ocasionando a cura da doença. Ainda assim, não podemos afirmar que o mal foi cortado pela raiz. Isso porque, se a alma não foi elevada é impossível estar-se verdadeiramente tranqüilo e seguro. A elevação da alma só poderá ser obtida se a pessoa apreender a correta fé e praticá-la. Esse aprimoramento constitui a prática messiânica. Chegando a esse ponto, a pessoa não cometerá mais pecados; pelo contrário, começará a acumular virtudes. Assim, além de ficar isenta de doenças e desgraças, poderá viver repleta de alegria e obter a graça de uma vida longa e virtuosa. Dessa forma, haverá progresso de toda a sua linha familiar. (...) .

Meishu-Sama em 1935

Fonte: Alicerce do Paraíso – volume 3 (trechos)

NASCIMENTO DA IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL



Culto de Ano Novo e de Comemoração da Fundação da Igreja Messiânica Mundial - Jan/2007
7 de janeiro de 2007
Solo Sagrado de Guarapiranga
 


NASCIMENTO DA IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL

Por que foi criada a nossa Igreja?

Quando analisamos a cultura moderna, que há milhares de anos a humanidade vem edificando com incansável esforço e dedicação, ficamos deslumbrados ante o seu aspecto esplendoroso e o incrível progresso que ela apresenta externamente. É desnecessário dizer que os homens da atualidade dispensam os maiores elogios a tudo isso. Entretanto, ao observarmos o outro lado dessa cultura, isto é, o seu conteúdo, deparamos com algo inesperado: ele é exatamente o contrário da parte externa. O que se opõe a esta é, naturalmente, a parte espiritual, onde não se vê nenhum progresso, a ponto de pensarmos que os homens do passado eram até superiores. No presente, se pesássemos numa balança o bem e o mal que existe no coração dos seres humanos, veríamos que, infelizmente, o mal tem muito mais peso. (...)

Como solucionar esse problema? A tarefa mais importante de toda a humanidade é reconhecer os erros cometidos até agora e recomeçar da estaca zero. Ou seja, a solução é formar uma cultura cruzada, que não pende nem para o espírito nem para a matéria, mas funde e iguala ambas as partes. Somente assim estará concretizado o Paraíso Terrestre. (...)

O objetivo de DEUS é a construção do Mundo Ideal de perfeita Verdade, Bem e Belo, e, para tanto, era necessário que todas as condições fossem preenchidas. Ele estava aguardando o tempo certo. Essa hora chegou: é a época atual. Sendo assim, é preciso, antes de mais nada, que a humanidade se conscientize disso e que se processe a revolução espiritual de cada indivíduo.

Visto que finalmente chegamos à época da criação da nova cultura, é preciso conhecermos de antemão como é esse grandioso plano. Naturalmente, para que ele se concretize, Deus se utiliza de um ser humano. Considerando que a pessoa escolhida sou eu, não é nada difícil entender a razão pela qual foi criada a Igreja Messiânica Mundial. DEUS revela-me, a cada hora, o Plano do Paraíso e eu o ponho em prática conforme Suas ordens. Ao mesmo tempo, o que houver de útil na velha cultura será mantido, e o que não tiver utilidade será reformulado. Esse é o grande amor de DEUS. (...)

A condição fundamental para se construir o Paraíso Terrestre, objetivo de nossa Igreja, é que o indivíduo se eleve e adquira a qualificação de ente celestial. Como o mundo é um agrupamento de indivíduos, se aumentar o número de pessoas com essa característica, obviamente surgirá o Paraíso Terrestre.

Meishu-Sama em 20 de novembro de 1950

Fonte: Luz do Oriente - volume 1 (trechos)