quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A LEI DA CONCORDÂNCIA ESPIRITUAL E A PURIFICAÇÃO

ENSINAMENTO DO CULTO MENSAL DE AGRADECIMENTO
ABRIL 2008

A LEI DA CONCORDÂNCIA ESPIRITUAL E A PURIFICAÇÃO

A purificação assume formas diversas, devido às suas diferentes causas.

Por exemplo: se as máculas são geradas por pecados pecuniários ou materiais, como o roubo ou a apropriação indébita, que causam prejuízos a terceiros, ou porque a pessoa leva um nível de vida superior aos seus próprios meios, essas máculas são freqüentemente dissolvidas por subseqüentes prejuízos materiais. Se tomarmos outros exemplos, como os prejuízos decorrentes de incêndios, fraudes, falências comerciais, grandes despesas com doenças e outras dificuldades, veremos que estas também são expiações por erros de natureza material ou pecuniária.

Há muitos exemplos de filhos pródigos que esbanjam enormes heranças. Inconscientemente, eles estão expiando as culpas que foram acumuladas por seus antepassados. Nesse caso, é o espírito de um antepassado que, muitas vezes, escolhe um dos seus descendentes para cumprir a missão de purificar a família de suas máculas, de modo que o tronco familiar possa prosperar e não perecer. Seria portanto inútil tentar reformar tal indivíduo ou desviá-lo de seu caminho. (...)

Pessoas sinceras, que recebem e ministram Johrei, podem sofrer severas purificações. Curiosamente, quanto mais dedicadas se mostram, mais rigorosas parecem ser, às vezes, as suas purificações. Se não estiverem imbuídas de verdadeira fé, poderão vacilar. Esse, entretanto, é um momento muito importante. A fim de serem recompensadas por sua sinceridade com as bênçãos Divinas, as suas máculas espirituais devem ser dissipadas de modo mais intenso, assim como um prato sujo deve ser limpo antes de ser usado. Se suportarem pacientemente o seu sofrimento, sentir-se-ão recompensadas muito além da expectativa.

Durante cerca de vinte anos, vi-me sobrecarregado por enorme dívida. Muitas vezes, como ser humano cheguei a desanimar mas, em 1941, consegui saldá-la. Logo no ano seguinte, para minha grande surpresa, recebi uma inesperada e grande soma de dinheiro. (...)

O que é bom, é considerado bom naturalmente. Mas, o que parece desastroso e calamitoso também é bom, desde que sirva como processo purificador. Considerar esse processo, antes de tudo, como purificador, é de suma importância. A mesma verdade se aplica à doença. A criatura que chega a encarar todo sofrimento com esta compreensão, terá atingido muita iluminação espiritual e muita paz.

Isso, entretanto, só pode ser aplicado a quem tiver muita fé em Deus. Os sofrimentos de uma pessoa com pouca ou nenhuma fé só podem dar origem a maiores sofrimentos. Quanto mais impaciente for a pessoa, pior se tornará a situação, atingindo, não raro, proporções desastrosas. O segredo da felicidade está na aceitação da Lei da Concordância Espiritual e da Lei da Purificação.


Fonte: Novos Tempos (trechos)

Um comentário: