quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PALESTRA AO PÚBLICO EM TÓQUIO

ENSINAMENTO DO CULTO MENSAL DE AGRADECIMENTO E CULTO DO PARAÍSO TERRESTRE
JUNHO / 2008

PALESTRA AO PÚBLICO EM TÓQUIO
(trecho)
Outro ponto que eu gostaria de abordar é o “Juízo Final”, do cristianismo, e o “Fim do Budismo”, profetizado por Sakyamuni. Apesar de muitos líderes e fundadores de religiões terem feito profecias semelhantes, vou tratar, aqui, apenas destas duas.
Que vem a ser o Juízo Final? Os homens estão imaginando que virá um deus para fazer o julgamento neste mundo, mas isso não corresponde à verdade. É um ponto de difícil entendimento para os não-fiéis, mas o Mundo Espiritual é uma realidade. O mundo em que vemos e sentimos a matéria é o Mundo Material; além deste, há o Mundo Espiritual e, no meio dos dois, o Mundo Atmosférico. Este último já é conhecido, mas ainda não se conhece o Mundo Espiritual. É como a ordem em que se dispõem a era do barbarismo, a era da cultura e a era da civilização. Da mesma forma, o Universo obedece a uma constituição tripla: Mundo Material, Mundo Atmosférico e Mundo Espiritual.
Há, ainda, os ciclos do mundo: assim como existe transição entre o claro e o escuro, entre o dia e a noite no espaço de um dia, há a mesma transição no espaço de um ano. O claro e o escuro em um ano podem ser comparados ao verão e ao inverno, respectivamente. Os raios solares são mais fortes no verão e mais fracos no inverno, ocasionando o contraste entre o claro e o escuro. E existem períodos idênticos no espaço de dez e de cem anos. A História registra épocas de paz e de guerra, que correspondem ao claro e ao escuro. Refiro-me, portanto, a esse ritmo. Igual período existe também no espaço de mil e de dez mil anos.
Estávamos até agora na escuridão, no período das trevas; vamos passar para o período da claridade. Passando-se para o período da claridade, tudo que existia no período das trevas sofrerá uma seleção. Esses ciclos do mundo, nós os designamos com as expressões Mundo da Noite, Mundo do Dia, Cultura da Noite, Cultura do Dia. Assim, desaparecerá uma série de coisas que não serão mais necessárias. Durante o dia, por exemplo, não é preciso lâmpadas. Tudo aquilo que pertence à Era da Noite e se tornar desnecessário será eliminado.
O Juízo Final representa a separação do que é do Dia e do que é da Noite. O que for inútil ficará inativo ou será destruído. A partir de agora, as coisas do Dia irão sendo construídas gradativamente.
O que acontecerá quando o Mundo Espiritual se tornar claro? Vejamos o homem. Nele, entre a matéria e o espírito existe a água, que corresponde ao ar. Ela existe em grande quantidade no corpo humano. Assim, o homem apresenta uma constituição tripla; dela, faz parte o espírito a que também se poderia chamar alma. O espírito está subordinado ao Mundo Espiritual. Tornando-se claro esse mundo, aqueles cujo espírito não corresponder a essa claridade terão de ter as suas máculas removidas. Não significa que elas serão arrancadas, mas ocorrerá naturalmente a purificação, para limpar o que está sujo. À medida que o Mundo Espiritual vai clareando, as pessoas possuidoras de máculas no espírito passam por uma limpeza, que é o sofrimento. O princípio da doença obedece a essa explicação. Através dela pode-se compreender perfeitamente o que é a doença.

Meishu-Sama em 22 de maio de 1951
Fonte: Alicerce do Paraíso, vol. 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário